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Perguntas Frequentes

    1. O cobrador será mantido?

    Sim o cobrador será mantido. Os cobradores foram treinados para atuar como Agentes de Bordo de forma a orientar o passageiro, sendo responsável pela operação do equipamento (validador), recebimento dos pagamentos em dinheiro e conferência dos cartões que possuem benefícios: estudantes, professores, deficientes, idosos, funcionários, etc.

    2. Como funciona?

    O Sistema de Bilhetagem Eletrônica Intermunicipal utiliza um cartão inteligente do tipo smart-card sem contato para ser utilizado no interior dos ônibus das empresas Intermunicipais de Transportes Coletivos. O cartão substitui o dinheiro e os passes de papel para o pagamento da tarifa. Para utilizar basta aproximá-lo do equipamento validador, instalado no interior dos ônibus, o sistema fará o débito de créditos e a liberação automática da catraca, agilizando o processo de embarque e o tempo da viagem. Seguindo a mesma lógica do passe, não serão aceitos para pagamento de passagem a utilização do cartão de outra empresa diferente da qual se está sendo transportado. O uso será exclusivo por empresa, conforme o cartão que se estiver sob domínio. Para tanto, as empresas de ônibus disponibilizam cartões com artes diferenciadas, podendo assim ser facilmente identificado pelo usuário e pelo Agente de bordo.

    3. Todas as empresas do Intermunicipal farão parte do sistema?

    Neste momento apenas as empresas Biguaçu, Jotur e Estrela fazem parte do sistema de bilhetagem eletrônica do intermunicipal, a empresa Auto viação Imperatriz devem entrar em breve. Você será previamente informado por cada passo desta inovação.

    4. Como faço para obter o cartão?

    Cada tipo de cartão possui uma documentação específica para ser obtido, clique no tipo de do cartão abaixo e confira os requisitos necessários: Vale Transporte

    5. Haverá custo para o fornecimento do cartão?

    O primeiro cartão é fornecido em comodato ao cliente, porém se este for danificado ou perdido será cobrada uma taxa para emissão de segunda via.

    6. Em caso de extravio ou roubo eu perco meus créditos?

    Não, você deverá comunicar a ocorrência para a sua empresa, em caso de cartão VT, ou para a nossa central de atendimento intermunicipal Fácil pelo fone 3251 4123 que irá proceder o bloqueio do cartão e prestará maiores informações sobre o ressarcimento dos créditos e taxas para emissão de segunda via.

    7. Como posso verificar o saldo do meu cartão?

    O validador sempre emitirá a mensagem na tela com a informação da tarifa que esta sendo cobrada e do saldo remanescente do seu cartão, fique atento as mensagens do validador. Se preferir venha até o Fácil Central de Atendimento Intermunicipal e apresente o seu cartão ao saldímetro (equipamento para consulta de saldo situado no vidro externa do SETUF). A consulta de saldo via internet é uma facilidade das empresas compradoras de Vale Transporte, após contratação de serviço.

    8. O cartão terá prazo de validade?

    Os cartões que possuam benefícios, por exemplo dos estudantes ou professores, serão válidos durante o ano letivo, mas o cartão poderá ser revalidado no ano seguinte. Os cartões que possuam benefícios, por exemplo dos idosos ou deficientes, serão válidos por um ano e poderão ser revalidados anualmente conforme regras especificas para cada tipo de cartão. Os cartões do tipo vale-transporte ou cidadão não terão prazo de validade.

    9. Quais são as vantagens de utilzar o cartão?

    Maior agilidade no processo de pagamento da tarifa, maior segurança (não há necessidade de utilização do dinheiro). Em caso de perda, os créditos ainda existentes, serão devolvidos em uma nova via de cartão.

    10. Haverá integração com o sistema de cartão eletrônico já existente hoje em Florianópolis?

    As linhas da Emflotur, Estrela (municipal) que são concessão da Prefeitura Municipal de Florianópolis, utilizam o cartão eletrônico e fazem integração com as demais linhas do sistema municipal que é atendido pelas empresas Emflotur, Estrela (municipal), Transol, Canasvieiras e Insular. As linhas da Biguaçu, Jotur e Estrela (intermunicipal) que são concessão do Deter e das prefeituras de São José, Antonio Carlos e Biguaçu encontram-se em fase de implantação do cartão eletrônico, porém mesmo após implantado não farão integração com nenhuma linha. E nem mesmo o cartão implantado por uma determinada empresa do sistema de bilhetagem eletrônica do intermunicipal, poderá ser utilizado em outra empresa desse sistema. O uso será exclusivo por empresa, conforme o cartão que se estiver sob domínio. A arte dos cartões é diferenciada por empresa o que auxiliará na identificação desses.

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